Ao abordarmos o tema “Segurança Pública e os Municípios”, nos deparamos com varias definições e interesses distintos que, apesar de boas intenções, requerem informações e análises profundas, os profissionais da área trabalham em benefício da Segurança Pública ou de um Bem Público ou Privado.
Com as constantes demandas básicas em Segurança Pública os executivos municipais estão assistindo muitas cidades assumirem seu papel com responsabilidade aos interesses locais, com total apoio da Secretária Nacional de Segurança Pública.
Na prática, está acontecendo uma transferência aos governos locais da gestão de conflitos sociais e de demandas não atendidos pelos Estados membros, com isso muitos municípios estão se organizando e resolvendo seus próprios problemas, no direito de gerar sensação de segurança, sem dúvida estamos presenciando um avanço velado do direito do município a participar ativamente da segurança pública. Os prefeitos, alvos próximos da reclamação da população, desalentados de tanto bater às portas dos Senhores Governadores na busca de recursos, estão optando por criar a Guarda Municipal visando atender demanda de sua cidade.
Na verdade, os prefeitos cada vez mais, estão prestigiando os investimentos na área de segurança pública seja no patrimônio, meio ambiente, prestação de serviços e na geração de sensação de segurança, é difícil quebrar paradigmas onde até então, historicamente, no Brasil, a Segurança Pública era um problema do Estado e agora os executivos locais contam com a possibilidade de criarem suas Guardas Municipais.
O Munícipe deseja um Estado que lhe proporcione os direitos assegurados no ART. 5.º da Constituição Federal, que são, direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade e à segurança, não importa se esta garantia é assegurada por um policial civil, militar, ou por um Guarda Municipal.
As Guardas Municipais precisam caminhar rumo a esta nova visão, integrada e aberta a novas possibilidades da Segurança Pública. Se faz necessário que as Guardas Municipais e Executivo estejam realmente em sintonia com os problemas de segurança do município. Mudando a maneira de pensar e de agir, tendo em vista que, esta integração e a inserção da Guarda Municipal na estrutura de proteção social, são imprescindíveis para viabilizar uma gestão mais democrática e autônoma dos municípios no combate as causas da violência
Trabalho de Geografia - Segurança Pública!
Nomes:Natália Flávia,Lucas Alves,Sarah,Cézar,João Paulo,Ramom,Carlos.
Turma: 202 Prof°:Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário